Tofu e Liberdade nos Dramas Coreanos: Entenda o porquê!
- Dramaland Brasil
- 25 de ago
- 2 min de leitura
Você já notou nos dramas coreanos , quando algum personagem é liberado da prisão existe o costume de que aqueles ao seu redor, seja família/amigos/conhecidos o recebam com um prato com tofu (두부), e ficou se perguntando do que se trata?

Comer tofu após ser solto da cadeia é uma tradição cultural coreana não muito antiga, sendo a sua primeira referência histórica datada do início do século 20. É possível dizer que não existe uma explicação única para esse costume, mas sim algumas teorias comuns que são repassadas e geram especulações até hoje.
A primeira teoria é de que durante a ocupação japonesa, a comida padrão servida nas cadeias era arroz com feijão, e mesmo que o arroz fosse uma das refeições preferidas, a administração colonial do Japão Imperial misturava feijão barato e de baixa qualidade com o arroz, pois não queriam gastar muito dinheiro com os prisioneiros.
Ainda que essa prática tenha terminado por volta dos anos 90, os coreanos usam a expressão “Estou indo comer arroz com feijão” (tradução livre para: 콩밥을 먹으러 간다) como um eufemismo para “estou indo para cadeia”.

A famosa escritora Park Wan Seo escreveu no seu ensaio intitulado "Tofu", que comê-lo representa uma transformação. E por ser é a transformação, o espírito liberado, do grão da soja, também se deseja que o espírito criminoso seja transformado. Seria uma forma de alusão ao que acontece com o grão de soja se transformar em tofu, ou seja, ela deixa de ser aquela pessoa(grão) e se transforma em algo melhor(tofu).

A segunda teoria mais comum é de que, comer algo “branco”, cor que em muitas culturas representa a pureza e inocência, faz com que o ex-condenado decida viver uma vida sem crimes dali em diante.

Já a terceira teoria se desenvolve também durante a ocupação japonesa. É dito que nessa época, as condições dos presídios eram consideradas péssimas, pois além das torturas que sofriam, os prisioneiros também frequentemente estavam em estado de desnutrição.
Uma vez que o tofu é uma das ricas fontes de proteínas, além de ser uma das opções mais baratas. Ou seja, comer tofu era, de certa forma, uma fonte de uma grande dose de nutrição acessível para quem sai da prisão.

Todas as teorias fazem muito sentido, mas não existe nenhum tipo de consentimento entre qual é a mais provável. A única coisa que podemos ter certeza que é uma ação cultural muito interessante.